quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MÁQUINA REBOCADORA


A expressão tecnologia = técnica + ciência, é um termo simples em relação a três conceitos básicos, a tecnologia é a incorporação do conhecimento cientifico ao domínio das técnicas.
A tecnologia deve exercer o menor impacto ambiental,passando o período de inovação, deverá se adquirida sem grandes dispêndios de capital e não deve requer níveis muito específicos de especialização da mão-de-obra, e um exemplo é a máquina rebocadora que surgiu para facilita o dia a dia na obra e evitar desperdicio
Para argamassas industrializadas ou traçadas na obra com granulometria de até 6 mm, equipada com caçamba de até 100 litros, produção de 20 l/min.
Possui compressor de ar incorporado à estrutura da bomba e painel elétrico completo por controle pneumático para o comando da bomba à partir da pistola de projeção.A expressão tecnologia= técnica + ciência, é um termo simples em relação a três conceitos básicos, a tecnologia é a incorporação do conhecimento cientifico ao domínio das técnicas.

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RÉGUA VIBRATÓRIA PARA CONCRETO

No século XXI,a construção civil entrou na era da tecnologia de ponta. Novos matriais e sistemas reduzem tempo de obra e diminuem os custos finais. Novas tecnologias vem substituindo materiais e equipamentos tradicionais por outros alternativos e um exemplo de novos materiais que surgiu no mercado é a regua vibratória para concreto.
As réguas vibratórias são projetadas para operação de acabamentos de pisos, dispensando o uso de trilhos de guia.
Existem dois tipos de régua os modelos simples e os treliçados.
O modelo simples são construídos com perfis de alumínio que facilitam a operação de deslizamento sobre o concreto e permite excelente acabamento e principalmente adensamento da superfície.  
O modelo treliçado é construído em corpos modulares e oferecem ótimos resultados na confecção de pisos planos,o modelo treliçado permite ser montado três tamanhos diferentes.

                               Régua vibratória Simples.
Regua Vibratoria Simples Petrotec


                                     Régua vibratória Treliçada.
Régua Vibratória Treliçada - Elétrica e a Gasolina   

DESEMPENADEIRA MANUAL ELÉTRICA





Desempenadeira para acabamento de revestimento é uma das ferramentas mais comuns na hora de trabalhar com gesso e argamassa, Com um bom arremate ela proporciona acabamento perfeito a construção.
A desempenadeira é utilizada para nivelar massa de cimento ou qualquer outro tipo de material usado no reboco de parede e ou na confecção de arremates.
Atualmente com o surgimento de novas tecnologias e o uso frequente das mesmas na construção civil a desempenadeira é uns dos instrumentos (máquinas) que tem sido mais utilizada.
Algumas característica são praticidade no uso e rapidez que possibilita ao acabamento e ao arremate da vários tipos de obra.
Algumas característica:
- Tanque de água incorporado (para proporcionar ince-ramento)
-Economia de tempo comparado com o traabalho manual ( aprox. 70%)
-Acabamento mais liso e plano comparado com o manual.


 

BOMBA PROJETAR GESSO




Bomba de projeção para gesso serve para aplicações no interior e exterior da obra. Há diferentes tipos de bombas de projeção no mercado no entanto deve se analisar algumas características que pode nos proporcionar melhor rendimento com por exemplo peso reduzido que facilita na mobilidade, podendo ser levada a todos os pavimentos. Alguns modelos funciona automaticamente, por exemplo ela mistura continuamente os elementos básicos ( gesso, cal ou cimento com água) e outros elementos que podem ser adicionados como por exemplo argamassa seca argamassa com cimento,argamassa isolante, adesivos e outros.

Algumas caracteristicas quanto ao padrão técnicos das máquinas:
- Granulometria máxima = 4mm
- Vazão média= 22 litros/ min
- Distancia de projeção (referente ao local da máquina e o local a ser projetado) = 30 m
- Peso= 260 kg
Preço médio=  R$ 28.000,00


 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A construção civil é uma das principais atividades para o desenvolvimento econômico de uma nação, e no Brasil se encontra em plena ascensão, e gera importantes impactos, tanto pela utilização dos recursos naturais quanto pela modificação da paisagem e pela geração dos grandes volumes de resíduos.
O Brasil possui uma forte e ampla legislação sobre os Resíduos da Construção Civil- RCC, leis, políticas públicas, normas técnicas com um ótimo conteúdo teórico, porém, sem muita adesão e sucesso na prática.
Alguns consequência dos problemas: 
Entre os principais impactos gerado estão o bloqueio parcial ou total do transito de veículos e pedestre, poluição de corpos d' água  contaminação dos solos, poluição visual, obstrução do sistema de drenagem urbana, que potencializa a ocorrência de enchentes. 
A reciclagem desses materiais mostra-se viável, solucionando o problema de disposições irregulares e preservando os recursos naturais. Com o material produzido no processo de reciclagem, há relatos de uso em base para a pavimentação, fabricação de blocos de concreto, correções de estradas rurais, entre outros usos.
solo 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

No Brasil, a abertura do mercado no início dos anos 90 contribuiu para a evolução do setor da construção na medida em que permitiu ás empresas construtoras a importação de produtos e tecnologias.
Nesse período diversas empresas construtoras investiram na modernização dos meios de produção, observando- se a crescente industrialização nos canteiros.
A introdução de uma grande variedade de materiais, ferramentas , equipamentos e técnicas construtivas  voltados à construção civil, contribui para as melhorias no setor quanto ao aspecto de organização que proporciona maior qualidade e reduz desperdício.
 Por fim com investimento na modernização  e surgimentos de novos produtos é nítida a melhoria no setor. 

 




PISOS ANTIDERAPANTE

Os pisos são apresentados em placas de concreto com alta resistência e abrasão, compressão e à flexão. Com desenhos e formas variadas, o seu relevo é indicado para áreas externas agregando beleza ao ambiente com sua diversidade de cores e formatos.


INDICADO PARA:

Áreas externas tais como:

  • Estacionamento;
  • Praças;
  • Areas de Lazer;
  • Deckes;
  • Garagens;
  • Varandas;
  • Calçadas internas.
O acabamento pode varias em três tipos diferentes: Polido, Rustico e Jateado.

Rústico  Polido  Jateado.

Escorregões, tropeços e afins, são acidentes comuns no ambiente de trabalho, mas é nosso dever tomar as providencias cabíveis para que sua incidência diminua.Por isso a utilização dos pisos anti derrapantes é necessário e importantes em alguns casos como foi sitado acima. 

Ladrilho  Bolinha Alerta











segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PAREDE DRYWALL

A parede drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo.
Quando você pensa em parede, certamente logo vem à mente uma superfície robusta, rígida e resistente, feita de tijolos ou blocos, assentados com massa de cimento, conhecida como alvenaria. No entanto, nos novos empreendimentos imobiliários é comum encontrar paredes de drywall, um sistema industrializado de paredes internas.
Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há 20 anos ao Brasil, e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.
Por outro lado o drywall também é menos rígido que a parede convencional, mas em tempos de edificações com grandes vãos não é um problema e sim uma qualidade. Por ser mais flexível, o sistema trabalha melhor que a alvenaria, que trinca e fissura com a movimentação estrutura.
 As paredes de Drywall é uma inovação no mercado da construção civil embora já exista no mercado brasileiro há 20 anos, o sistema começo a ser utilizado com maior frequência nos últimos três anos juntamente com aquecimento das demais área da construção civil.
 Embora o sistema apresente alguns problemas comparado a alvenaria tradicional, o drywall é um método enovador mas que a cada dia esta se encaixando nas normas da construção, principalmente quanto a suas resistência com por exemplo ao fogo,água e resistência à aglomeração de pessoas em um mesmo local. 

PISO CERÂMICO

cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Sua aplicação com esses fins teve início com as civilizações do Oriente Próximo e Ásia.
Quando bem escolhidos e assentados, a cerâmica e o porcelanato duram décadas. Some-se a isso o crescente capricho em seu visual e entende-se por que estão deixando de se limitar às áreas molhadas para marcar presença em outros territórios. "Uma tendência é usar o mesmo material em todos os ambientes, mas com diferentes acabamentos - acetinado em quartos e salas e natural nos outros espaços," diz Oslaine Bandeira, do setor de produtos do fabricante Cecrisa. A preferência nacional é por superfícies claras, que iluminam e são mais fáceis de combinar ao substituir os móveis, mas as colorações escuras avançam. "Há modelos que imitam tecidos, pedras e madeiras. E eles têm resistência maior e preço menor", afirma Fábio Schmieder Torres, analista de marketing da revendedora Recesa. Conheça também alguns modelos modernos de ladrilhos hidráulicos.

 O assentamento seja feito com argamassas colantes industrializadas, que aderem melhor. Sempre seguir as indicações na embalagem do revestimento, obedesendo  à largura mínima prevista para o rejunte, observe se o substrato está bem regularizado e se não existem infiltrações. Áreas molhadas e de difícil limpeza pedem rejunte epóxi, que é mais liso, impermeável e dificulta a proliferação de fungos.
 Achei interessante posta sobre piso cerâmicos pois os mesmo tem algumas relevâncias que são poucas observadas,como por exemplo nível de atrito que deve ser igual ou superior a 0.4, a instruções de assentamentos também contidas no versos das embalagem e que variam de acordo com a área do piso e também com outros tipos de fabricantes, por fim vale ressaltar que os pisos cerâmicos tem selos de qualidade que ajuda ao consumidor na escolha de seu produto.
 

LUMINÁRIAS

Luminária é todo equipamento destinado ao acondicionamento de uma fonte luminosa.
A luminária é fundamental para o desempenho da fonte luminosa porque contribui diretamente para algumas funções:


  • Distribuição do fluxo luminoso e da intensidade luminosa;
  • Quantidade de iluminância disponível no ambiente;
  • Redução dos índices de ofuscamento;
  • Eficiência energética do conjunto;
  • Segurança de todo o sistema;
  • Economia de energia
  • Composição de uma luminária:
    Toda luminária é composta por três partes independente de seu estilo, design, material ou função:Base, Conjunto Óptico e Parte Elétrica.
     Achei interessante posta sobre luminárias pois como a grande maioria das pessoas pensam, eu também achava que as luminárias só tinha função estética mas como vimos na postagem acima além da função estética, ao adquirir uma luminária devemos analisar outro itens como por exemplo a base de fixação que pode ser de variados tipos e parte elétrica que é outro item fundamental.

     




    quinta-feira, 11 de outubro de 2012

    PROCEDIMENTOS E PREPARO PARA PINTURA EM PAREDE

    Antes de começar um trabalho de pintura é fundamental conhecer os tipos de tinta disponíveis, suas características e quando deve ou não ser aplicadas e quando iremos pintar paredes os procedimento não é diferente.
    Há  várias opções no mercado como por exeplo Óleo, Acrilica, Plástica e Epoxi porém cada um tem o material especifico para ser aplicado, no caso da parede utiliza-se na maioria das vezes tinta acrilica.
    Caracteristica: Tipo de tintas  recente, diluiveis em água. Embora apresentando um brilho inferior ao dos esmaltes, combinam as vantagens deste tipo de tinta resistência à umidade, brilho- e as das tintas plásticas - facilidade de aplicação, cheiro reduzido, secagem rápida, possibilidade de lavar com água o utensílio utilizado.
    Alguns cuidados antes da pintura: Não aplique produtos nas superfícies externas em dias chuvosos, com temperaturas abaixo de 10ºC e com muito vento, pois o mesmo pode transportar poeiras ou pequenas partículas.Em superfícies novas e ainda não pintadas, para garantir um maior rendimento e economia de uma tinta de acabamento, deve-se aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes  ou Selador Acrílico  na superfície a ser pintada ( A finalidade do selador é selar a parede e dar enchimento nos poros do reboco/embolço, facilitando o emassamento e aplicação da nova que vai ser aplicada.)
    Os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos.
    - Rolo de lã pêlo baixo -indicado para tintas pva e acrilica.
    -Rolo de espuma - indicado para esmaltes , tinta óleo e vernizes.
    - Rolo de espuma rígida ou borracha - indicado para dar efeito em textura.

     




    GRANITO

    O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato. É mais duro que o mármore.
    Granito X Marmore.  Estas pedras, que se confundem na aparência, têm usos distintos em função de suas características próprias, cuja origem encontra-se na sua composição,com dureza acima de 6 na escala Mohs, enquanto o mármore é o nome de qualquer rocha carbonática de origem sedimentar ou metamórfica, composta de calcita ou dolomita, com dureza 3, o que o torna mais macio e, portanto, menos resistente a riscos que o granito.
    Deve-se tomar cuidado na hora da compra, porque nem tudo o que é vendido no mercado com esse nome comercial é realmente granito. O arenito ou quartzito, por exemplo, é uma rocha rara, mais porosa, composta de grãos de quartzo.

    Na construção civil a utilização do gtranito é quase exclusivamente para acamentos, cujo o mesmo é difidido em quatro tipos:levigado, lustrado, apicoado e flameado.

                                   LEVIGADO                                                LUSTRADO
        

                       APICOADO                                          FLAMEADO       
       



           




                       



    TIPOS DE PORTA E ALGUNS FATORES PARA ESCOLHE PORTA

    Ao construir reformar uma casa, é comum surgirem dúvidas sobre qual
    modelo de porta combina com a estrutura residencia.  Existem muitas opções a venda no mercado, que levam em conta as necessidades dos ambientes internos e externo.Para a escolha adequada dos tipos de portas a serem utilizados numa edificação, vários fatores além daqueles relacionados à simples separação entre ambientes devem ser levados em conta. A escolha entre uma porta leve, suficiente apenas para limitar a visão, e uma porta dotada de ventilação para local com atmosfera tóxica ou, ainda, uma porta corta-fogo dotada de barra anti-pânico, por exemplo, será determinada pelas necessidades específicas de cada ambiente e do edifício como um todo.
    Algumas observações importante deve ser notada quando for compra uma porta como por exeplo: Isolamento Acustico, Garantia de Privaciadade e sua Resistencia.
    Espero ter ajudar ajudado pois na maioria das vezes muitos adquirem portas por estética e esquecem de algum prioridades básicas que a mesma deve oferecer.
     419178 Os principais tipos de portas 1 Os principais tipos de portas       
    419178 Os principais tipos de portas 2 Os principais tipos de portas

    sexta-feira, 5 de outubro de 2012

    VIDRO MULTILAMINADO


    Presente em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, escadas e paredes, o vidro conquista cada vez mais espaço na construção civil. Na transparência dos projetos arquitetônicos, garante leveza aos ambientes, substituindo materiais comumente utilizados em residências, prédios comerciais, hotéis, aeroportos, parques, shoppings, hospitais e escolas.
    O emprego do vidro na construção civil vem crescendo desde meados de 1980. A tecnologia de produção e beneficiamento do vidro plano tem possibilitado maior garantia de segurança, controle acústico e economia de energia, iluminação e temperatura, aos mais arrojados projetos arquitetônicos.

    E junto com o aquecimento do mercado vidraceiro esta o  vidro multilaminado pois pode ser considerado um sanduíche de vidros reforçado já que em sua fabricação são utilizadas duas ou mais lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais camadas de polivinil butiral  ou resina. Os vidros comercialmente chamados de antivandalismo e blindados são vidros multilaminados. Cada tipo, entretanto, possui composição, aplicação ideal e nível de proteção diferente. Os fabricantes também costumam utilizar composições diferenciadas para seus produtos.     

    Indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrinas de lojas de luxo, guaritas, joalherias, piso, visores de piscina entre outros. 

    Como vimos o vidro é um material que estar em ascensão no mercado, mas ainda falta mão de obra de obra qualificada para conhecimento do mesmo, como por exemplo para saber os tipos de vidro e suas devidas utilizações, as utilizações podem variar como por exemplo podem ser para fins acústicos, segurança, iluminação e temperatura. 


     




    BLOCO DE ARGILA EXPANDIDA


    Uma empresa inserida no setor da pré-fabricação, tal como noutros setores, tem que estar
    permanentemente em processo de melhoria continua e inovação.
     A argila expandida, dadas as suas características técnicas de isolamento e resistência, propiciam a criação de soluções de alvenaria inovadoras que respondem às oportunidades criadas pelo mercado.
    Com a entrada em vigor de novas normas de regulamentação tem surgidos nos produtos que tende a  melhorar a qualidade do serviço e principalmente do bem estar social. Um exemplo de novos produtos é a argila expandida que tem proteção acústico melhor desenvolvido em comparação com outros produtos existem há vários anos no mercado como por exemplo o tijolo cerâmico.

    Para o desenvolvimento de nos produtos, sistemas ou conceitos é necessário levar em conta algumas exigências para melhorar o desempenho do mesmo.

    • Estanquidade à água;
    • Conforto higrodérmico;
    • Estabilidade;
    • Segurança contra risco de incêndio;
    • Facilidade na aplicação;
    • Segurança na utilização;
    • Durabilidade e adequabilidade ao uso.

    Uma parede simples executada com argila Expandida garante um elevado desempenho , não havendo necessidade de recorrer a panos duplos com isolamento no interior para obter valores de isolamento sonoro regulamentares. Esta característica torna-o particularmente para a aplicação em paredes de divisão, sendo uma alternativa acusticamente garantida, mais econômica, em material, tempo de execução e mão de obra.



     





    UTILIZAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL






    A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada por todo o mundo, desde as civilizações primitivas passando por desenvolvidas e oriente e por fim na ocidente.
    Com a evolução Industrial a utilização de madeira foi menor pois foi surgindo novos materiais como por exemplo o betão, porém com todos esses processos a madeira ainda é bastante utilizada na construção civil com por exemplo em esquadrias e escoras.
    A madeira possui algumas características: durabilidade e resistência ao ataque de bactérias.
    Aspectos negativos quanto a utilização da madeira na construção civil é a utilização dela não deve ter contato com a água para evitar o apodrecimento precoce e principalmente a utilização de madeira ilegal de áreas preservadas, no qual hoje para poder utilizar madeira deve ser ter licença ambiental.Estrutura de uma cobertura em madeira

    Estrutura em Madeira

    Templo Kiyomizudera, Japão  has a large veranda looking out over Kyoto and beyond.

    The Green Building,África do sul - Construído com madeira de áreas de reflorestação.

    sexta-feira, 28 de setembro de 2012

    ESTAFE...

    estafe é uma placa feita de uma mistura de gesso e sisal utilizada para forrar paredes e tabiques ou construir tectos.
    De cor esbranquiçada, o estafe apresenta uma face lisa e outra canelada. Coloque-o sempre com esta face voltada para fora, pois o canelado proporciona uma boa base para a aplicação das camadas de acabamento. Pode cobrir a face lisa com produto isolante adequado para melhor isolamento da superfície que vai forrar
    Como Utilizar...
    Pregue as placas com a face canelada virada para fora. Deixe uma folga de 3 mm — não mais — entre as placas, Com uma espátula ou uma colher de pedreiro e vedante adequado, em geral uma pasta de gesso e sisal, preencha as juntas de forma a obter de cada lado da junta e a todo o comprimento uma tira de vedante de 2,5 cm. Com o vedante ainda húmido, cubra-o com uma fita adesiva, premindo bem com a espátula para fazer desaparecer quaisquer bolhas de ar. Espere cinco minutos e aplique nova camada de vedante sobre a fita. Alise-o à face da placa e, com uma esponja húmida, retire o excesso e disfarce as beiras. Molhe a esponja frequentemente.
    O Estafe é uma solução construtiva moderna pois permite que se possam fazer as curvas especiais nas paredes laterais nos tectos maceira. Os Tectos Aboboda é feito recorrendo a placas de estafe. Esta solução é a técnicamente a mais correta. É usada em obras técnicamente importantes.

    Hoje no mercado existem placas de Estafe 1,00x100 mts até 1,50x1,50 mts. Com as placas de estafe pode-se fazer Tectos Arco Abatido (Abóboda de Berço/Asa de Cesto) e Tectos em Maceira/Masseira . 

    Achei interessante postar sobre estafe pois é um elemento da construção civil pouco conhecido,como vimos uns doo princpais uso do estafe é na utilização de tectos. 

                                  tecto