sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ESTAFE...

estafe é uma placa feita de uma mistura de gesso e sisal utilizada para forrar paredes e tabiques ou construir tectos.
De cor esbranquiçada, o estafe apresenta uma face lisa e outra canelada. Coloque-o sempre com esta face voltada para fora, pois o canelado proporciona uma boa base para a aplicação das camadas de acabamento. Pode cobrir a face lisa com produto isolante adequado para melhor isolamento da superfície que vai forrar
Como Utilizar...
Pregue as placas com a face canelada virada para fora. Deixe uma folga de 3 mm — não mais — entre as placas, Com uma espátula ou uma colher de pedreiro e vedante adequado, em geral uma pasta de gesso e sisal, preencha as juntas de forma a obter de cada lado da junta e a todo o comprimento uma tira de vedante de 2,5 cm. Com o vedante ainda húmido, cubra-o com uma fita adesiva, premindo bem com a espátula para fazer desaparecer quaisquer bolhas de ar. Espere cinco minutos e aplique nova camada de vedante sobre a fita. Alise-o à face da placa e, com uma esponja húmida, retire o excesso e disfarce as beiras. Molhe a esponja frequentemente.
O Estafe é uma solução construtiva moderna pois permite que se possam fazer as curvas especiais nas paredes laterais nos tectos maceira. Os Tectos Aboboda é feito recorrendo a placas de estafe. Esta solução é a técnicamente a mais correta. É usada em obras técnicamente importantes.

Hoje no mercado existem placas de Estafe 1,00x100 mts até 1,50x1,50 mts. Com as placas de estafe pode-se fazer Tectos Arco Abatido (Abóboda de Berço/Asa de Cesto) e Tectos em Maceira/Masseira . 

Achei interessante postar sobre estafe pois é um elemento da construção civil pouco conhecido,como vimos uns doo princpais uso do estafe é na utilização de tectos. 

                              tecto
 

 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GESSO COLA

O Gesso Cola é uma cola em pó a base de gesso aditivado, para a colagem de elementos pré-moldados de gesso.
O Gesso Cola pode e deve ser aplicado na colagem de pré-moldados de gesso como placas lisas para forro, blocos e para fixação de sancas, blocos SuperWall e outros elementos decorativos, fabricados com gesso. Na fixação de cerâmicas sobre pré-moldados de gesso e/ou com revestimento de gesso.
A aplicação demanda a utilização de profissionais treinados no uso dos apetrechos próprios. Por se tratar de um produto que substitui, com grande vantagem e praticidade os métodos tradicionais de colagem, com buchas de sisal, a aplicação da GessoCola não exige maiores especializações do que aquelas já em prática pelos profissionais do gesso.
A utilização da Gesso Cola permite um importante ganho de produtividade na execução de paredes e tetos com elementos pré-moldados de gesso e facilita bastante a fixação de elementos decorativos permitindo um perfeito acabamento nas partes externas e internas das decorações, garantindo a eliminação de desperdício e limpeza da obra.
Recomendamos quando manipular o Gesso Cola em ambientes fechados, utilizar mascara de proteção contra poeira. Restos do material endurecido não devem ser reutilizados com adição de água.
   

GESSO REVESTIMENTO

Rápido e de fácil aplicação em paredes e tetos, o gesso liso pode proporcionar ao construtor
algumas vantagens, desde que bem planejado e executado.
Além do custo reduzido, o material oferece rapidez de execução e um bom acabamento. Entretanto,
para que tenha desempenho adequado e durabilidade prolongada alguns cuidados no
processo de escolha e na execução devem ser observados.
Tanto em paredes quanto em tetos, com exceção das lajes cujas superfícies internas
precisam de uma ponte de aderência - chapisco rolado - para garantir a fixação do
aglomerado, a aplicação é semelhante. Deve ser iniciada pelo teto, estendendo-se pelas
paredes até completar a metade superior com o auxílio de um andaime. Em seguida, os
andaimes devem ser removidos e a parte inferior da parede finalizada. Esse processo
possibilita duas opções de revestimento: o desempenado (veja passo-a-passo) e o
sarrafeado.
Desempenado:
 A aplicação com desempenadeira de PVC ou rolo
É aplicado em faixas, com movimentos de vai e vem
Cada plano de parede é revestido até a metade, e posteriormente écompletado
A espessura final é dada pelo número de camadas, que depende donível, plano e prumo do substrato
As camadas subseqüentes são preenchidas com faixasperpendiculares à anterior.
Sarrafeamento:
Realizado após o espalhamento e antes da pega estar avançada,com régua de alumínio
 Corta-se o excesso, conferindo um plano medianamente regular[
Vantagens:
Elevada aderência ao substrato;
Cura  rápida;
Facilita acabamento decorativo devido a sua cor branca;
Dispensa massa corrida;
Revestimento de baixa condutividade térmica, indicado paraproteção contra o fogo.
  Desvantagens:
Em presença da umidade pode haver reação química com ocimento Portland;
Sensível a bolor em prédios com má iluminação e ventilação;
Problemas de estanqueidade à água em revestimentos internos deparedes de fachada;
Causa corrosão do aço quando em contato com ele.
                  
 

GESSO PROJETADO

O produto elimina as fases de chapisco, emboço e reboco, bastando uma única aplicação por meio de máquina específica de projeção, que proporciona um bom acabamento e maior velocidade de execução dos revestimentos. Segundo a opnião de especilista, a  granulometria mais fina facilita o manuseio. A velocidade de aplicação se deve a projeção diretamente em paredes, propiciando economia de tempo com a mesma quantidade de mão-de-obra.
Gesso de projeção mecãnica para interiores de aplicação camada unica indicado para revestimento de paredes, blocos, etc.
Para um perfeito resultado do revestimento de gesso, deve-se limpar as paredes a serem aplicadas de forma que fiquem livres de poeira, manchas, resíduos desmoldantes, etc. Recomenda-se ter sempre baldes com água limpa para umidecer as paredes em caso de secagem do gesso antes de sarrafiar a primeira camada. Caso a camada aplicada não seja suficiente para a régua sarrafiar, reaplicar uma camada de preenchimento. Para não haver fissuras em superfícies, como polietileno e outros, utilizar manta de malha de fibra de vidro sobre a superfície. Nas paredes lisas, tratar a superfície para dar aderência mecânica ao revestimento.
Os revestimentos executados com o gesso projetado têm melhor resultado final em comparação com os de argamassa cimentícia. O produto torna as superfícies mais bem acabadas, compactas e lisas, facilitando o serviço de pintura. Para locais onde não há a necessidade de um acabamento final de altíssima qualidade, basta um tratamento com impermeabilizante entre o gesso projetado e a pintura da parede para se obter um resultado satisfatório.
Os beneficios do gesso projetado são variados, ele pode ser aplicado em qualquer obra, pois gera facilidade,agilida,qualidade no final da obra, alem desse beneficios vale lembra tambem a aplicação é muito maior em comparação a manual alem do custo beneficio,proporcionando economia de tempo com a menas mão de obra.Portanto vale a concientização das pessoas para a maior utilização do gesso projetado.





quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Gesso Fundição 



Gesso comercializado em embalagem de nylon contendo 50Kg e  embalagem de papel com 40Kg.

Composição química:
sulfato de cálcio hemidratado Ca SO4 1/2 H²O, natureza física pó, cor branca. Produto desenvolvido com alto padrão de qualidade.

Aplicação:
Aplicar em moldes previamente umedecidos com substancias desmoldantes.( blocos, placas, sancas, molduras. etc.)


Preparação
Para 1 litro de água, utilizar 1,2kg de gesso misturar mecânica ou manualmente, até obter uma pasta homogênea. Entretanto, uma melhor relação pode ser definida levando-se em consideração a consistência desejada na fabricação de pré-moldados.
Modo como é vendido:

Algumas das aplicações: Sanca


Fotos de decorações com Sanca de Gesso


Blocos:





GESSO

A cada dia, a maioria das pessoas está em estreito contato com o GESSO. No entanto, ainda muito se desconhece da versatilidade e eficácia deste material. Sua aplicação mais conhecida é na construção civil. Os produtos de GESSO contribuem eficazmente para a resistência ao fogo e para o isolamento termo-acústico, ao mesmo tempo que possibilita um acabamento interior confortável e elegante.
O GESSO é praticamente indispensável para o interior de casas, escritórios ou qualquer edifício onde se reúnam pessoas, tais como escolas, hospitais, aeroportos, shopping centers, etc.
É sabido que existem quatro tipo de gesso para a construção atualmente, que são o gesso revestimento, projetado, fundição e o cola.

O gesso não é só bonito e barato: as peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico. Sua plasticidade permite produzir formas especiais e elementos diferenciados, que dependem da criatividade de quem trabalha com ele. Além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas (especialmente naqueles onde há sistemas de condicionamento de ar), devido à sua facilidade em absorver água. Contudo, não é possível abusar de suas características; molhadas, as peças têm diminuída a resistência mecânica, limitando assim o seu uso a ambientes internos. 
Em suas infinitas aplicações, o gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros, e decorativo, na arquitetura de interiores.



Com essa postagem mostrei uma introdução geral sobre o gesso na construção civil mas nas próximas  postagem especificarei com mais detalhes as aplicações de cada tipo de gesso (Fundição, Projetado,Revestimento e Cola).



PORCELANATO


Praticidade e resistência são características que contam na hora de escolher um revestimento para pisos e paredes. O porcelanato preenche os dois requisitos e pode ser uma boa opção,
No momento de escolher ou especificar um revestimento cerâmico, deve ser levado em conta quais são suas fragilidades e que cuidados devem ser tomados durante as fases de assentamento, uso e manutenção, para que se possa desfrutar por muitos anos de suas vantagens, sem que haja comprometimento estético dos ambientes.

A resistência a riscos não deve ser confundida com resistência à abrasão (PEI), pois, enquanto o risco é efeito de uma ação mecânica pontual e unidirecional, a abrasão é o efeito de desgaste por atrito ao longo do tempo, onde as ações ocorrem de forma multidirecional e de forma contínua.
As áreas mais tipicamente sujeitas à abrasão e a impactos são aquelas próximas à pia, à geladeira, sob mesas e em frente a vasos sanitários.
Portanto alguns cuidados deve ser adotas quanto aos porcelanatos por ele ter algumas caracteristicas diferente dos pisos cerâmicos tradicionais.







 


HAMMERITE

 
     Esmalte Sintético Anti-Ferrugem Hammerite é um esmalte antioxidante que se aplica diretamente sobre ferro limpo ou enferrujado. Não necessita de fundo prévio. Previne e interrompe o processo de ferrugem. Seca em 1 hora. Forma uma película impermeável. Repele a água. Possui um grande poder de cobertura e rendimento. Para superfícies exteriores e interiores.

    • Aplicação:
    • Recomenda-se a aplicação com pincel sobre superfícies pequenas (como grades) e aplicação com rolo sobre superfícies grandes (como portões).

    • Sobre ferrugem:
       não é necessário eliminar ou remover a oxidação fixada. Basta lixar a superfície para eliminação das partículas soltas. Limpar em seguida, com Solvente Hammerite.
Achei interessante falar sobre esse produto pois é pouco conhecido, pois diferente dos tradicionais antioxidante do mercado cujo aplicação exige mais trabalho por ter que lixar a superfície em que o produto for aplicado, o  Hammerrite é necessario apenas uma simples limpeza.















ARGAMASSA PISO SOBRE PISO


A argamassa piso sobre piso surgiu para possibilitar serviços sem geração de entulho,liberação rapida de área e redução de custo.

Utilização:
Não precisa quebrar nem picotar piso ou azulejo.
A argamassa evita sujeira, bagunça, caçamba tira-entulho, poeira e outros incômodos de uma reforma cujos processos são convencionais.
Piso sobre Piso cola em qualquer tipo de cerâmica.Ideal para Comércio, escritório ou apartamentos.



Indicada para:


  • Assentamento de placas cerâmicas, inclusive porcelanatos e ardósias com formatos até 60 cm x 60 cm, em pisos e paredes de áreas internas.
  • Assentamento desses revestimentos, com secagem rápida, em áreas de grande movimentação de pedestres, como edifícios comerciais, estações, shopping centers, etc.
  • Assentamento de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo, ou seja, de revestimentos novos de até 60 cm x 60 cm sobre antigos, como cerâmicas, cimentados lisos, granilite e ardósia, com secagem rápida.
  • Ideal para reformas.

TUBOS PARA ÁGUA QUENTE
 
 
Para uma obra durável e segura, é preciso ter qualidade nas soluções que serão implantadas durante a construção. Esta é a preocupação que norteia o desenvolvimento das soluções , que desde sua fundação traz inovações para promover a qualidade de vida das pessoas e facilitar o trabalho do profissional. 
Para uso em obras residenciais, comerciais, ou ainda em obras industriais, as linhas Aquatherm, PEX, PPR Termofusão e Conexões para Drywall são fabricadas dentro de rigorosos critérios preconizados em normas brasileiras e/ou internacionais. São soluções que proporcionam mais simplicidade na hora de instalar, utilizar ou realizar manutenções, além da excelente durabilidade.

Como conhecemos as tubulações que utilizava-se antes das novas soluções das linhas Aquatherm, PEX,PPR, entre outros para água quente, era utilizado tubos de cobre,cujo material é caro e dificil de trabalhar pois precisa de ser soldado com estanho e precissa que demanda muita habilidade para não comprometer a qualidade do serviço.

As novassoluções é recomendada para residências, edifícios residenciais e comerciais, hotéis, restaurantes e instalações que tenham alta exigência de desempenho e durabilidade, como hospitais e centros médicos. Diante da excelente resistência à pressão, ataques físico-químicos e absorção de vibrações e movimentos, também pode ser utilizada em larga escala para condução de fluidos em embarcações e em instalações industriais.